quarta-feira, 25 de maio de 2011

Administração do capital humano é tendência das organizações

Muito além de gerir finanças e prazos, novo administrador deve administrar pessoas

Partindo do princípio de que toda empresa é formada por pessoas e de que delas dependem tanto sua continuidade quanto seu sucesso, a Faculdade de Ciências Gerenciais de Jundiaí (FCG) tem investido em Desenvolvimento Humano, desde sua fundação, em 2004. A proposta da instituição é preparar seus alunos, que já ocupam ou almejam ocupar cargos de liderança nas empresas em que atuam, a compreender o conceito de que, sendo em parte intangível, o capital humano não pode ser gerenciado da mesma maneira que as companhias gerenciam tecnologias, produtos, cargos e salários. Porém, para formar esse capital, os gerentes precisam desenvolver estratégias que possam garantir um pessoal com habilidades, conhecimentos e experiências.

Considerando que os recursos mais importantes de uma organização são as pessoas, estudar a sua gestão é uma prática quase inevitável para qualquer empresa, uma vez que cada ser humano possui aptidões, pretensões,atitudes, valores, motivações e comportamentos próprios que podem e influenciam o clima organizacional.
Segundo um dos diretores da Faculdade de Ciências Gerenciais, Arnaldo Marion, a FCG pretende continuar investindo em workshops e cursos na área de Desenvolvimento Humano. “Nos dias de hoje, é fundamental que o administrador tenha uma visão ampla não só do mercado, mas sobretudo de quem faz este mercado, ou seja, as pessoas. Por isso, assim como temos feito desde a nossa fundação em Jundiaí, este ano ainda teremos uma série de eventos abordando o tema, sendo o próximo na segunda semana de junho, aberto ao público, inclusive”, destaca.

Sobre a FCG
A FCG – Escola Internacional de Negócios iniciou a Faculdade de Administração de Empresas em Jundiaí no ano de 2004. Sua origem está relacionada a um fato de grande expressão no meio acadêmico. O CESD – Centro de Ensino Superior de Dracena obteve duas notas “A” consecutivas no Provão (MEC) em 2002 e 2003. Este excepcional resultado permitiu a abertura de cursos idênticos (fundamentados no art. 3º. e parágrafo único da Portaria Ministerial nº 2.175, de 27/11/1977).
Em 01 de Novembro de 2006, conforme a Portaria no. 853, o MEC autorizou o curso de Administração da FCG - Escola de Negócios a funcionar de forma independente do CESD. Na mesma data foi credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.175 a Faculdade de Ciências Gerenciais Barão de Jundiaí, que posteriormente passou a ser denominada FCG – Escola Internacional de Negócios. Ao final de 2007, exatamente em 19/10/2007, a FCG – Escola Internacional de Negócios passa a ser mantida pela AESB - Associação de Ensino Superior Barão de Jundiaí, através da Portaria Ministerial nº 889 de 18/10/2007.

ENDEREÇO: Av. Jundiaí, 1465 – Jd. Ana Maria TELEFONE: (11) 4522.2212