Palestras serão ministradas pelo PhD Anthony Portigliatti, de universidade americana
Começou nesta quinta-feira, 31 de março, em Jundiaí, o Seminário de Desenvolvimento Pessoal Multifocal, realizado em parceria entre a Faculdade de Ciências Gerenciais (FCG) e a universidade americana Florida Christian University (FCU), de Orlando. Serão três dias de curso, somando 16 horas, com a participação do palestrante internacional professor Dr. Anthony B. Portigliatti, reconhecido mundialmente no setor de negócios e treinamentos. Entre os temas a serem apresentados, estão inteligência emocional, coaching, processo de mudanças e o SOAR - Human and Professional Development Tool. O objetivo é preparar líderes, gerentes e outros indivíduos a trabalharem mais efetivamente e, por meios específicos, desenvolverem suas competências em inteligência emocional, promovendo bons sentimentos naqueles que estão a sua volta.
Os encontros vão até sábado (02/04), no auditório da FCG e contarão com a participação de alunos e convidados das instituições, previamente inscritos no programa.
Desenvolvimento pessoal é chave para o sucesso
O evento vem de encontro à tendência iniciada há 20 anos no mundo dos negócios com relação à necessidade de contar com pessoas e equipes equilibradas. Entretanto, o emprego mais antigo de um conceito similar à inteligência emocional remonta a Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais reforcem a cognição e potencial para a resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência hoje reconhecem a importância de aspectos não-cognitivos.
O tema de desenvolvimento pessoal multifocal é base de vasta literatura no mundo dos negócios. Uma pesquisa feita no Centro da Liderança de Criatividade apontou que, estar em baixa nas competências de inteligência emocional contribui para o declínio de uma carreira. A Força Aérea Americana organizou um estudo em que os mais bem sucedidos recrutas são aqueles que obtêm pontuação maior em competências de inteligência emocional de empatia, felicidade, autoconsciência emocional e assertividade. Ficou comprovado que a inserção de conceitos de inteligência emocional em seu processo seletivo fez com que os recrutas ficassem 300% mais eficazes que a média entre os primeiros avaliados, resultando em uma economia imediata de 3 milhões anuais. (Relatório da Recruta Militar, submetido ao congresso, 30/01/98).
Sobre o Dr. Anthony B. Portigliatti, PhD Presidente, Chanceler, Professor
O Professor Dr. Anthony B. Portigliatti é Presidente, Chanceler e Diretor da Câmara da Florida Christian University, e presidente da Account International Corporation. Também é Presidente da American Ministers Association. Anteriormente, entre 1992 e 1997, ocupou importantes posições de gerência como Diretor de companhias do Grupo Formitec, que inclui, entre outros, as companhias Formitec e Formiplac, no Brasil, Formicolor, na Argentina, e Lamett, na Holanda. Entre 1997 e 1999, foi Presidente da Via Cosmética, em São Paulo, SP, Brasil.
O Dr. Portigliatti detém graduações em nível doutoral em Educação Religiosa Cristã e em Psicologia Clínica Cristã, da Florida Christian University. Da Florida Theological Seminary, ele detém os níveis de Doutor em Administração de Negócios e Mestre em Administração de Negócios em Organizações Cristãs.
SERVIÇO
FCG – Faculdade de Ciências Gerenciais & Business Center
Avenida Jundiaí, 1465 Jardim Ana Maria
Jundiaí-SP
Fone : (11) 4522-2212
www.fcg.edu.br