quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Crise é tempo de investir em comunicação, diz especialista




Fazendo um paralelo com a própria palavra, podemos dizer que comunicação é uma ação comunicada ao público.
Quando uma empresa parte em busca de serviços de propaganda, assessoria de imprensa ou mesmo redes sociais, está à procura de meios que levem o que ela tem de melhor para seus potenciais clientes. Novas aquisições, parcerias, promoções, inaugurações e novidades não podem ficar em segredo.

Hoje, o mercado de comunicação é bastante pulverizado, ou seja, existe um grande número de agências e escritórios de publicidade e relações públicas dispostas a oferecer serviços que visam a colocar seus clientes em evidência.

Com o apoio da propaganda, que geralmente tem um custo mais elevado (afinal, é necessário arcar com a criação da arte e a veiculação da mesma), marcas e produtos aparecem na mídia e, passado o período da campanha, muitas vezes, caem no esquecimento.

Já a assessoria de imprensa é, em resumo, um serviço prestado a pessoas físicas e jurídicas que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, dessas organizações, para os veículos de comunicação em geral. Esses veículos são os jornais diários, revistas semanais, revistas mensais, revistas especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de televisão.

A publicação de notas e o agendamento para entrevistas, bem como a publicação de matérias sobre a empresa assessorada são gratuitas e funcionam como mídia espontânea. Na realidade, o que se investe em assessoria de imprensa todos os anos, muitas vezes, não paga uma propaganda em determinados veículos.

Na verdade, a credibilidade de uma instituição depende do bom relacionamento com os jornalistas dos veículos de comunicação, pautando-se sempre pela transparência e por uma postura de colaboração, valorizando as informações divulgadas e ampliando os espaços de mídia espontânea. Estima-se que mais de 50% do conteúdo dos jornais impressos seja fruto do trabalho do assessor de imprensa, que envia releases e mantém bom relacionamento com os repórteres. 

Segundo Michelle Rachel, que presta serviços em comunicação corporativa desde 2004 na região de Jundiaí (SP), o cliente precisa definir quais são seus objetivos com a contratação de uma empresa especializada no ramo. “Se ele desejar divulgar algo apenas naquele momento, pode optar pela propaganda, que é paga. Caso ele esteja em busca de fortalecimento de sua marca, o indicado é investir em assessoria de imprensa, que agrega credibilidade”, explica.

Quem desejar saber mais sobre comunicação para empresas é só acessar: www.imprensajundiai.com.br ou ligar para (11) 3446-6995.